Saiba tudo sobre a escova progressiva sem formol!

Uma dúvida extremamente comum quando se fala sobre tratamentos para alisar os cabelos é sobre a escova progressiva com formol, além de outros alisamentos capilares que são constantemente objeto de procura pelas mulheres – e até por homens – que desejam tornar seus cabelos mais lisos e macios. Afinal, o cabelo liso nunca sai de moda e, além disso, é super prático para cuidado e manutenção. Quem nunca desejou pentear um cabelo sem embaraçar? Mas, se realmente gostamos de nosso cabelo e queremos vê-lo sempre bonito e saudável, antes de parar no primeiro salão que aparecer e pedir um alisamento, vamos nos informar um pouquinho mais sobre seus possíveis riscos – que estão relacionados ao formol -, pra evitar qualquer dano às madeixas e o pior: à nossa própria saúde!

Escova progressiva sem formol? Ainda existem produtos de beleza com formol?

Antigamente, essa substância era usada sem discriminação por diversos cabeleireiros em tratamentos como progressivas. Hoje, este produto, para uso nos salões de beleza, tem sua concentração restringida pela ANVISA. Assim, o percentual máximo de formol permitido para uso em escovas progressivas é de 0,2%. Dessa forma, nenhum produto de beleza que contenha quantidade acima desse valor terá deferido seu registro junto aos órgãos do Ministério da Saúde. Logo, antes de adquirir um cosmético para alisamento, verifique se ele possui registro no Ministério da Saúde, o que garante sua segurança.

Mas o que é o formol, por que ele faz mal para saúde?

O formol é um composto tóxico usada principalmente para a conservar tecidos humanos, evitando sua decomposição. Em doses altas e sob o calor dos secadores, se torna um gás altamente nocivo à saúde. Ao ser inalado, pode causar problemas respiratórios, desmaios, dores de cabeça, vômito e irritações na garganta e olhos. Já o contato de grande quantidade de formol em sua forma líquida na pele pode gerar: irritações e até mesmo queimaduras na derme e também no couro cabeludo; queda parcial ou total de cabelo. Além disso, o ele é considerado cancerígeno, e a mais grave consequência da exposição a tal substância é o óbito, que poderá ocorrer em decorrência de um choque anafilático causado pela sua inalação.
Nos cabelos, em altas quantidades ele tem o poder de conservar o formato dos fios no estado em que foi moldado. Apesar de deixar o cabelo liso por meses, o resultado do uso é o enfraquecimento dos fios e ressecamento, haja vista que causa danos à cutícula dos mesmos, ou seja, à camada mais superficial dos fios. O formol é responsável por dissolver as moléculas dos óleos que envolvem os fios do cabelo, o que, por conseguinte, acarreta no endurecimento dos fios. Além disso, o brilho que o ele proporciona aos cabelos é uma ilusão, algo que dura pouco tempo, isso porque o essa substância é responsável pela formação de uma película vítrea que envolve os fios e que concentra os nutrientes, a qual, contudo, é eliminada após algumas lavagens. Por isso, procure sempre uma escova progressiva sem formol!
 Resultado escova progressiva sem Formol

“Minha cabeleireira falou que alguns produtos para progressiva podem possuir formol acima do limite”

O boato de que alguns fabricantes vêm registrando produtos para escova progressiva com concentração acima do permitido é falso. Na realidade, esse produto quimico é usado nos cosméticos apenas com a função de equilibrar o pH e sempre dentro do permitido, ou seja, 0,2%. Se o produto aplicado no cabelo possuir concentração acima deste porcentual, provavelmente trata-se de uma mistura feita pelo cabeleireiro com adição de dose extra de formol, o que é ilegal. Logo, suspeite se seu cabeleireiro lhe disser que utilizará um produto com quantidade de formol acima de 0,2% alegando se tratar de produto permitido pela ANVISA, mesmo que sua embalagem indique o respectivo registro. O problema é que muitos não falam nada aos clientes. Então, além de procurar sempre conhecer o produto que será utilizado no seu cabelo, uma dica para você ter certeza de que o produto usado está de acordo com a legislação é prestar atenção no ambiente do salão. Ele tem um cheiro forte característico que impregna o ambiente inteiro e que provoca tosse e irritações em muitas pessoas.

Fiz escova progressiva com formol acima do permitido, e agora?

Bom, agora você já sabe que este tratamento é altamente danoso ao seu cabelo. O que lhe resta agora é apenas hidratá-lo de forma intensiva, até a restauração total das fibras de queratina dos fios de cabelo.

Então, se o alisamento possuir a quantidade recomendada de formol posso fazê-lo tranquilamente?

Pois bem, se os produtos para escova progressiva estiverem de acordo com a regulamentação da ANVISA, ou seja, possuirem concentração de no máximo 0,2% de formol, eles podem ser usados, com uma pequena ressalva. “Como assim?? Que ressalva??”. Explico: algumas pessoas podem ser alérgicas à essa substância, mesmo que em pequena quantidade. Logo, o cabeleireiro, antes de aplicar o produto, deve testá-lo em uma pequena mecha de cabelo, de preferência escondidinha de cima do pescoço. Então, se seu cabeleireiro não mencionar esse teste, solicite que ele o faça, para prevenir qualquer problema ulterior. Não surgindo qualquer reação alérgica, pode fazer a escova tranquilamente!

Que  produtos são utilizados para substituir a progressiva sem formol?

Produtos na escova progressiva sem formolO formol teve de ser substituído, afinal, uma concentração tão baixa em conformidade com a regulamentação do Ministério da Saúde, não poderia ser responsável pelo alisamento impecável dos cabelos. Bom, no lugar dele entraram outras substâncias, como o tioglicolato, a guanidina, a carbocisteína, o ácido acético e o óxido acetamide, que promovem o alisamento dos fios e sua conservação, sendo associados a outras substâncias e nutrientes.

E as outras escovas são seguras?

Há uma série de alisamentos com nomes diferentes, escova inteligente, de cristal, escova definitiva, de morango, de chocolate, escova marroquina, francesa, de turmalina, photon hair, etc. Mas cuidado, não se prenda aos nomes. A quantidade excessiva de formol o era uma característica desse tipo de tratamento, mas qualquer escova pode conter essa substância.
Todavia, atualmente, em nenhuma delas, inclusive as progressivas, são permitidos o uso desse composto acima do decretado . Logo, todas as que estão dentro dos limites estipulados pela ANVISA são consideradas teoricamente seguras. Você pode saber mais informações sobre o formol na cartilha disponibilizada pela ANVISA.